PRAGAS
ARANHA

As aranhas representam mais uma preocupação do que um problema, pois embora exista uma quantidade enorme de espécies de aranha, nem sempre elas são venenosas. Dependendo da espécie, as aranhas podem ser encontradas tanto nos ambientes úmidos e quentes, como secos, em interiores de prédios. A maioria delas se esconde em rachaduras ou cantos, onde constroem suas teias.

ESCORPIÃO

Carnívoros por natureza, alimentam-se de animais vivos por eles capturados. É durante a noite que os escopiões concentram a maior parte das suas atividades. Durante o dia preferem ficar escondidos em locais escuros e úmidos.

BARATA ALEMÃ (BLATELLA GERMANICA)

É principalmente uma praga domiciliar, mas que em noites quentes pode ir para o peridomicilio. É encontrada em cozinhas e restaurantes. Mede cerca de 10-15 mm de comprimento. É originária da região oriental da África e prefere temperaturas em torno de 30ºC.

É a praga mais importante dentre as baratas, pelo tamanho diminuto, podendo se esconder em locais inacessíveis; e devido ao alto potencial reprodutivo, pois a fêmea carrega a ooteca (uma espécie de estojo que encerra os ovos) durante quase todo o período de incubação dos ovos (depositando-a em local favorável para o desenvolvimento das ninfas). As fêmeas produzem de 4 a 8 ootecas, com cada ooteca apresentando de 30 a 40 ovos. Os adultos vivem cerca de 4 meses (machos) e 6 meses (fêmeas).

BARATA AMERICANA (PERIPLANETA AMERICANA)

Uma praga principalmente peridomiciliar, mas durante o forrageamento pode entrar no domicilio; comum em áreas de manipulação de alimentos (cozinhas) e redes de esgoto. É originária da região tropical da África e seu tamanho pode variar de 28-44 mm de comprimento.

É cosmopolita, preferindo temperaturas entre 30-33ºC.

A fêmea carrega a ooteca (uma espécie de estojo que encerra os ovos) por 24 horas, e deposita os ovos em locais protegidos, os quais têm um período de incubação de aproximadamente 25-40 dias. Produzem aproximadamente 30 ootecas, cada qual apresentando 14-16 ovos.

A longevidade dos adultos é, em média 250-350 dias, sendo menor para os machos.

BARATA DE FAIXA MARROM (SUPELLA LONGIPALPA)

Uma praga tanto domiciliar (presente em todos os cômodos) como peridomiciliar. Mede cerca de 13-14 mm de comprimento e é originária da África. Prefere temperaturas entre 26-30ºC. A fêmea carrega a ooteca (uma espécie de estojo que encerra os ovos) por 24 horas, e deposita os ovos em locais protegidos, que incubam em aproximadamente 40 dias. Produzem aproximadamente 5-18 ootecas, contendo 16 ovos cada.

Os machos adultos vivem cerca de 115 dias e as fêmeas 90 dias.

BARATA ORIENTAL (BLATTA ORIENTALIS)

Praga domiciliar e peridomiciliar comum em porões, adegas e banheiros. Mede aproximadamente 25 mm de comprimento e é originária da região norte da África. Habita regiões de clima temperado (temperatura preferida: 20-25ºC).

A fêmea carrega a ooteca, uma espécie de estojo que encerra os ovos, por um ou dois dias e os deposita em locais protegidos, os quais incubam num período de aproximadamente 40-80 dias. As fêmeas produzem de 5 a 10 ootecas, com cada ooteca apresentando aproximadamente 16 ovos.

Os adultos vivem entre 60 e 250 dias.

BROCA DA MADEIRA

Estes insetos, da ordem coleoptera, são insetos que maior dano causam a madeira após os cupins. As várias espécies destas brocas podem variar de 0,2 a 0,85 cm, apresentando colorações que vão do marrom-avermelhado ao preto. Elas deixam furos pequenos e arredondados em artefatos de madeira, ou longo dos quais podem ser encontrados resíduos.

CUPIM DE MADEIRA SECA (CRYPTOTERMES BREVIS)

Com aproximadamente 0,9 cm, este inseto geralmente só é notado quando já causou enormes prejuízos. Os cupins adultos, nos meses mais quentes do ano, saem em revoadas e, depois de perderem as asas envolta das lâmpadas acesas, procuram formar colônias, penetrando nas madeiras, forros, batentes de portas, rodapés, postes, moirões, etc.

CUPIM SUBTERRÂNEO (COPTOTERMES HAVILANDI)

Dos insetos que andam em grupo, este é o que causam maior dano às estruturas em madeira, com seus ninhos geralmente no solo. Os que têm asas medem apenas 1,3 cm de comprimento. Soldados e operários medem 0,6 cm de comprimento.

FORMIGA CARPINTEIRA

É uma das maiores formigas, além de ser mordedora viciada. As operárias variam de tamanho, tendo de 0,6 a 1,0 cm de comprimento. Os túneis que cava na madeira são limpos, quase com a aparência de lixados, diferentes dos túneis de cupim.



Gostaria de tirar suas dúvidas?

ENTRE AGORA MESMO EM CONTATO.

CLIQUE AQUI